A ASTATIC CORPORATION, foi fundada em 1931 em Conneaut, Ohio-EUA, por dois engenheiros de rádio, Creed M. Chorpening e F.H. Woodworth, que se dedicaram a princípio, ao desenvolvimento de um microfone sem estática, em inglês "Astatic", para o mercado de rádio amadores. A empresa cresceu e tornou-se a Astatic Commercial Audio, que oferecia uma ampla variedade de modelos de microfones para as mais diversas aplicações, tais como: comunicação em aviões de combate; instalações industriais; avisos em estações de trens ou hipermercados. Em 1988, a Astatic criou um departamento interno para projetar e construir microfones de alto padrão destinado aos mercados de gravação e som ao vivo. Os microfones profissionais CAD.
O modelo JT-30 é um clássico da Astatic Corporation, foi lançado em 1939, é atualmente, em pleno século 21, o microfone preferido dos blues-man para captar o som da Harmônica, a popular “gaita de boca”. JT-30 é um microfone de mão dinâmico do tipo “Bullet”, assim chamado pelo seu formato parecido com a ponta de uma bala de canhão. Esse curioso formato permite que o microfone se encaixe perfeitamente as mãos do músico facilitando uma boa captação sem atrapalhar na execução do instrumento.
Astatic JT-30 é construído com uma cápsula de cristal de alta-impedância, com frequência de resposta entre 300 Hz a 10.000 Hz, possui uma chave on/off , sua conexão é feita através de um adaptador para cabos de instrumentos comuns TR P-10, diretamente em amplificadores de guitarra valvulados produzindo assim o efeito de distorção, muito apreciado pelos músicos de blues.
Outra curiosidade é que no Brasil esse modelo de microfone ficou conhecido como “microfone de batateiro”. Esse apelido teve origem nos sistemas som dos caminhões que vendem batatas, frutas ou produtos de limpeza em diversas cidades brasileiras. Além do som médio característicos desses veículos, os vendedores quase sempre reutilizavam microfones muito antigos de segunda mão que eram mais baratos. O que eles não sabiam é que anos mais tarde esses microfones se tornariam valiosos objetos de desejo dos colecionadores e tocadores de blues.