Para microfonar um amplificador de guitarra é recomendado o uso de microfones dinâmicos devido a sua construção adequada para resistir a altos níveis de pressão sonora (SPL), embora muitos microfones condensadores também possam ser usados eles são mais sensíveis e podem distorcer quando o amplificador estiver muito alto.Os melhores microfones para se usar em amps são os dinâmicos do tipo cardióide (duro). Eu costumo usar microfones Sennheiser Md - 409 (veja na foto abaixo) ou o modelo Shure SM-57 sendo que este último foi por muitos anos o padrão para este tipo de trabalho, ou um microfone condensador AKG c-416.
Em primeiro lugar, eu recomendo que você ajuste o amplificador defina com o guitarrista o volume e os timbres (graves, médios e agudos) que vão ser usados.
A finalidade da captação é antes de tudo reproduzir fielmente o som que o musico "tira" no amplificador. Se estiver bom para ele vai facilitar bastante à mixagem final, pois, dispensa maiores correções na mesa de som. Recomende ao musico que não altere os volumes do amplificador durante a apresentação para não variar o nível no canal da mesa de som. As pequenas variações de dinâmica no amplificador tornam-se enormes, desastrosas, e comprometedoras num P. A.
Há nesse ponto três aspectos distintos a serem observados:
1- Se o amplificador estiver muito alto ele vai distorcer e você vai mandar um sinal distorcido para a mesa.
2- Se o volume estiver muito baixo você corre o risco de captar o som do ambiente (bateria, baixo e etc.) isso vai "sujar" o canal da mesa, ou seja, quando o técnico aumentar o canal da guitarra na mesa de som vai aumentar também os volumes de vazamento de bateria ou baixo.
3- Se houver ruído no amplificador este ruído será amplificado na mesa de som, por isso o som do amplificador deve estar o mais "limpo" possível.
Existe ainda o fato de que maioria dos guitarristas usa pedais de efeitos e de volume (expressão). Para estes casos é necessário que o som “seja passado” desta forma:
a) Primeiro com a guitarra natural "limpa" sem efeitos marcando o volume usado na mesa de som. Você deve marcar este volume para quando este guitarrista estiver tocando apenas a harmonia (base).
b) Marcar na mesa o nível da guitarra, com efeito, no menor volume que será usado.
c) Marcar o volume do solo onde o guitarrista vai usar o seu volume máximo.
d) É importante que o técnico conheça as musicas para saber os momentos certos de aplicar as dinâmicas. Quando estou trabalhando prefiro que esta dinâmica seja feita pelo guitarrista o que facilita muito o trabalho. Sendo que só interfiro nos momentos dos solos ainda assim apenas quando é necessário.
A posição do microfone é tão importante quanto à qualidade dele.
Coloque o microfone na altura do falante aproximadamente 10 cm a 20 cm longe da tela ou grade do falante. Veja na figura.
Coloque o microfone direcionado um pouco fora do centro do cone (no papelão). Isso mesmo, lembre-se de que o som vem da lateral do cone do falante, no papelão e não do centro dele no domo de metal.
Outro detalhe evite usar as garras tipo "clamp" além de elas manterem o microfone muito "colado" ao falante (captando distorção) as garras vibram com a carcaça do amplificador (caixa do amp.) somando ruídos indesejáveis ao sinal.
O ideal é o usar sempre pedestais de microfones pequenos.